Só depende de você

Aprendendo a rir de mim mesma, enquanto Jéssica relembra como eram minhas bochechas. =)

Aprendendo a rir de mim mesma, enquanto Jéssica relembra como eram minhas bochechas. =)

Uma das coisas que tenho aprendido ao longo desses cinco meses em que trabalho para chegar ao meu objetivo é que as ações e, por consequência, os resultados só dependem de mim. Falo isso em relação a emagrecer, mas, se você parar para analisar, vale para tudo e mais um pouco na vida. E não adianta criar expectativas em relação às reações e apoios dos outros, como família, amigos, conhecidos e agregados. Nem sempre as pessoas vão entender suas mudanças e apoiá-las. E, quando digo nem sempre, quero dizer na maioria das vezes.

Já falei aqui que emagrecer envolve ganhos (muitos) e perdas (outras muitas). E também já falei que só o fato de decidir emagrecer e agir para isso gerou enormes e profundas mudanças na minha vida, em vários aspectos, não só físicos. As mudanças físicas são as mais aparentes, mas também houve mudanças internas, como a de pensamento, de perspectiva e de objetivos de vida. Ao mesmo tempo em que perdia peso, também passava por um processo de autoconhecimento, de resgate e de transformações.

Nem sempre quem está próximo entende esse processo todo. Imagine os que não são próximos. Muita gente, inclusive muito próxima, não acreditou que eu emagreceria. E muita gente estranhou todas as minhas mudanças. Todos os dias, mostro que é possível emagrecer sem cirurgia, sem remédio e sem milagre. É claro que não existe um resultado imediato. É trabalho de formiguinha, vai sendo construído aos poucos, dia após dia. É preciso ter paciência para conseguir chegar ao objetivo.

Eu parei de beber a cervejinha com os amigos, mas não parei de ir a bares. Sim, é possível! E, não, não foi um tormento. Aliás, sempre é bem legal, porque o principal é a conversa e não a bebida. Adotei uma alimentação mais saudável, mas não deixei de ir aos almoços com amigos e família. Faço minha comida e levo. Ou, simplesmente, como antes de sair de casa. Também levo minha comida para o trabalho e não caio na armadilha dos lanches nada saudáveis. São simples mudanças de hábitos que fazem toda a diferença.

Para chegar ao meu objetivo, optei por ter uma vida mais saudável. Tive ajudas importantes. Já falei aqui da nutricionista, mas é importante frisar que também tive ajuda familiar e de uma coach, a Paula Abreu. Ou seja, eu me preparei para esse momento. E só tenho a agradecer quem ajudou, entendeu e apoiou. Também tenho gratidão por quem não ajudou, tentou atrapalhar, não entendeu, não apoiou e criticou. Meus resultados estão aí para comprovar que eles estavam errados. E, mais, que sou, sim, capaz. E se eu consigo, de fato, qualquer um consegue. Já cansei de dizer que eu era a pessoa mais relapsa do mundo comigo mesma. Portanto, qualquer um consegue mesmo. Acredite.

E acreditar é um dos primeiros passos. O primeiro é querer. Queira, acredite e aja. Agir é essencial. Mas saiba o caminho. Então, trace-o. Analise como chegará lá. Não depende de mais ninguém, só de você. Não deixe nas mãos de outras pessoas aquilo que só você pode fazer por você mesmo. Não seja um eterno frustrado. Se depende só de você, então, aja.

Deixe um comentário